Portuguese

Razões Pelas Quais Os Fotógrafos Profissionais Não Podem Trabalhar Gratuitamente

Caro potencial cliente,

Se foi direccionado para esta página, é provável que tenha solicitado o uso de imagens ou serviços fotográficos a troco de pouca ou nenhuma compensação monetária.

Enquanto fotógrafos profissionais recebemos regularmente pedidos de imagens gratuitas. Num mundo perfeito cada um de nós gostaria de ser capaz de responder de forma positiva e ajudar, principalmente quando se tratam de projectos ou acções de áreas relacionadas com a educação, causas sociais, ou a preservação de recursos naturais. É justo dizer que, em muitos casos, gostaríamos de ter tempo e recursos para ajudar em vez de apenas enviar fotografias.

Infelizmente, devido a aspectos práticos da vida profissional, somos incapazes de responder. Muitas vezes, a resposta poderá ser breve e não transmitir as razões subjacentes que nos motiva a rejeitar determinadas propostas.

As circunstâncias variam de situação para situação mas, no entanto, apercebemo-nos de uma série de temas recorrentes que iremos descrever mais à frente. Iremos explicar clara e objectivamente, esperando desta maneira evitar mal-entendidos ou fazer com que, involuntariamente, pareça má vontade da nossa parte.

Convidamo-lo a interpretar a nossa postura de forma construtiva. Esperamos que, após esta leitura, tenhamos oportunidade de falar novamente e de estabelecer uma relação profissional reciprocamente frutífera.

A fotografia é a nossa vida e o nosso ganha-pão
A criação de imagens é o nosso meio de subsistência. Não nos conseguimos sustentar facultando as nossas imagens gratuitamente, nem despendendo demasiado tempo a responder a pedidos de imagens gratuitas.

Apoiamos causas nobres com imagens
Muitos de nós contribuimos com fotografias para apoiar certas causas. Em muitos casos, participamos em projectos com o apoio de imagens. Isto poderá também acontecer quando existe uma ligação intrínseca com algumas das pessoas envolvidas com causas em questão. Resumidamente, cada um de nós poderá fornecer imagens sem compensação de uma forma muito selectiva e restrita.

Temos limitações de tempo
É impraticável fazer esta ginástica entre dar apoio com imagens gratuitas a causas, a responder construtivamente a todos os pedidos de fotografias gratuitas; pouco tempo nos sobraria para fazer eficientemente o trabalho efectivamente remunerado. A quantidade substancial de tempo necessário para responder aos pedidos, esperar pela resposta, preparar e enviar ficheiros, inquirir o cliente para saber para que é que as imagens foram utilizadas e quais os objectivos e, se os houver, se foram alcançados. Perdemos muito tempo a responder a solicitações e, será escusado dizer que, o tempo é sempre escasso.

Argumentos do género “não temos dinheiro” são facilmente desmascarados
O motivo primordial em quase todos os pedidos de fotografias gratuitas é restrição a orçamental, o que significa que o cliente argumenta falta de fundos.

Tais pedidos provêem frequentemente de organizações com capacidade financeira, quer se tratem de empresas públicas, agências governamentais ou até mesmo organizações não governamentais. Muitas vezes basta pesquisar um pouco, ver uma apresentação pública, ler um documento de divulgação ou algo semelhante para perceber que a entidade em causa tem acesso a financiamento significativo. Certamente mais do que suficiente para pagar razoavelmente aos fotógrafos.

Para piorar a situação é evidente que, muitas vezes, de todas as partes envolvidas quer em projectos ou causas, os fotógrafos são dos poucos profissionais a quem é solicitado trabalho gratuito. Por norma todos os outros são remunerados.

Tendo em consideração tudo o que foi referido, talvez possa entender o motivo pelo qual nos sentimos frequentemente menosprezados quando nos dizem “Não temos dinheiro”. Tais alegações podem ser interpretadas como uma manobra oportunista com o intuito de tirar proveito de indivíduos ingénuos.

Temos restrições de orçamento
A fotografia não é uma profissão altamente compensatória ao nível monetário, salvo algumas excepções. Escolhemos esta profissão em grande parte devido à paixão que temos pela fotografia, pelas artes visuais e tantas outras áreas em que nos especializámos.

O aumento exponencial de fotografias disponíveis através da Internet, juntamente com orçamentos reduzidos dos clientes, significa que os nossos magros rendimentos estão sujeitos a obstáculos adicionais.

Além disso, ser um fotógrafo profissional envolve um grande investimento monetário.

A nossa profissão é um investimento constante devido ao equipamento. Precisamos investir regularmente em máquinas fotográficas, objectivas, computadores, software, dispositivos de armazenamento, equipamento de estúdio, etc. O equipamento parte e avaria e obrigatoriamente precisa ser reparado ou substituido. Todo equipamento precisa de manutenção regular. Precisamos de cópias de todos os nossos ficheiros; uma chávena de café mal pousada pode literalmente apagar anos de trabalho. Para todos nós, o investimento em hardware e software é essencial e implica um investimento de milhares de euros por ano, pois é profissionalmente imperativo estar a par de novas técnicas e tecnologias.

Além disso, viajamos constantemente. Quer seja para o estrangeiro ou dentro do país. Faz parte do nosso trabalho ir ter com o cliente. Gastamos muito dinheiro em transportes, alojamento e outras despesas relacionadas com deslocações.

E, claro, talvez o mais importante: há um peso substancial associado à experiência e ao tempo que temos investido para nos tornarmos eficientes no que fazemos. Tirar uma fotografia pode apenas envolver o aperto de um botão com a ponta de um dedo e do obturador da máquina. No entanto, a criação de imagens requer criatividade, habilidade, experiência e ponderação.

Resumindo, nós compreendemos que pode haver restrições orçamentais da parte do cliente, simplesmente não nos podemos dar ao luxo de subsidiar tudo o que nos solicitam.

Fornecer “crédito” ou “exposição” não tem grande significado
Grande parte dos pedidos de imagens gratuitas ou com restrições orçamentais, a premissa é, muitas vezes, em vez de remuneração, a promessa de fornecer “crédito” e “exposição” ao fotógrafo numa marca de água, link, ou menção específica, como uma forma de compensação.

Esta situação desencadeia dois graves problemas.

Primeiro, obtenção de “crédito” ou “exposição” não é compensação. Nós criamos as imagens em causa, o que faz com que o crédito seja automático. Não é algo cedido gentilmente por terceiros, é um dado adquirido.

Segundo, o “crédito” e a “exposição” não pagam contas. Como já foi explicado anteriormente, trabalhamos muito para auferir o montante necessário para investir em equipamento fotográfico e para cobrir as despesas relacionadas com o negócio. E sobretudo, precisamos de ganhar o suficiente para pagar necessidades básicas como alimentação, habitação, transporte, etc.

Em suma, receber “crédito” ou “exposição” para uma imagem que criamos é um dado adquirido em todos os trabalhos. Não é, de todo, um substituto para o pagamento.

“Você é o único fotógrafo que não está a ser razoável”
Quando temos tempo para trocar correspondência com pessoas ou entidades que solicitam imagens gratuitas, o diálogo por vezes, degenera-se facilmente em acusações agitadas por parte do potencial cliente. Na sua maioria relatos de que todos os outros fotógrafos com quem a pessoa ou entidade entrou em contacto estão mais que satisfeitos em fornecer as suas fotografias gratuitamente, e que de alguma forma, somos “o único fotógrafo a não ser razoável”.

Sabemos que isto não é verdade.

Sabemos também que nenhum fotógrafo profissional e competente concordaria em trabalhar nestas condições. É verdade que alguns fotógrafos inexperientes ou pessoas que por acaso possuem máquinas fotográficas, podem de facto concordar em trabalhar gratuitamente mas, como diz o ditado popular, “O barato sai caro”.

Por favor, queremos seguimento
Algo que acontece recorrentemente é que, quando eventualmente fornecemos fotografias gratuitamente, muitas dessas vezes não recebemos nenhuma actualização, ou qualquer outra forma de seguimento dando-nos a conhecer como o evento ou projecto decorreu, ou se os objectivos foram alcançados e se as nossas fotografias representaram uma mais-valia.

Muitas vezes, nem sequer obtemos resposta a e-mails que enviamos para saber o seguimento das fotografias facultadas, até à próxima vez que desejam novamente fotografias gratuitas. Nestes casos, por favor tenha a cortesia de nos informar como o projecto decorreu. Um pouco consideração poderá contribuir para uma futura colaboração.

Conclusão
Esperamos que os pontos acima tenham sido elucidativos e que compreenda o motivo pelo qual o fotógrafo em questão o redireccionou para esta página. Todos nós somos profissionais dedicados e deixar-nos-ia satisfeitos se tivermos a oportunidade de estabelecer um relacionamento de trabalho mutuamente benéfico.

Creative Commons License
Nota para os fotógrafos: Pode utilizar o texto acima sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License. Certifique-se que inclui um link para esta página. Se você deseja adicionar seu nome à lista abaixo, por favor envie um email para mail@dianarui.bc. Texto de Tony Wu. Tradução para português por Diana Rui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s